"EU VENCI O MUNDO"
Essa frase de Jesus em uma de suas últimas conversas com os discípulos antes de morrer é muito utilizada em nosso cotidiano por vários pastores. E tem sido utilizada de forma motivacional para vencermos o desemprego e as demais dificuldades da vida.
O que muita gente não sabe é que o texto que contém essa frase citada no livro de João, capítulo 16 verso 33 é muito mais profunda do que as dificuldades da vida. Ele pode revelar até mesmo o motivo pelo qual existe o sofrimento.
Analisemos o texto (João 16.33):
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33
Precisamos entender 3 coisas sobre um texto:
1- Ele tem um contexto, um assunto central;
2- Pode ser muito mais profundo do que pensamos;
3- Devemos meditar e não somente ler.
Jesus estava numa conversa muito séria com seus discípulos. Em João 14, ele começa a anunciar sobre sua morte, os discípulos não o compreendem. Ele persevera em lembra-lhes que precisam praticar tudo o que ele ensinou.
No capítulo 15 ele fala aos discípulos da permanência em obediência aos seus mandamentos. Começa a explicá-los que imitá-lo precisa ser um estilo de vida e não somente algo momentâneo. Ele começa a exortá-los que segui-lo implicará também em perseguições e não esconde as dificuldades que terão.
Aí sim, no capítulo 16 com mais detalhes ele aprofunda sobre quão duras serão as perseguições assim como foi com ele e volta a falar de sua morte. E ao finalizar o assunto ele avisa que no mundo teremos aflições, mas ele venceu.
Percebendo o contexto em que além dos discípulos sofrerem pela separação física de Cristo devido a sua morte e da perseguição que sofrerão quando se tornarem verdadeiros cristãos, notamos que o sofrimento a que Jesus se refere não é o sofrimento do bem comum por estarmos num mundo caído.
Todos estamos sofrendo porque todos corremos o risco de adoecer, de morrer precoce, perder o emprego, ter problemas no casamento, na família, este sofrimento é consequência da queda e não escolhe a quem ataca. Ricos e pobres, talentosos ou não todos estão sujeitos a isso.
Ao citar em sua conversa que o "mundo" nos odeiaria, Jesus está afirmando que as aflições que ele citou são porque as pessoas rejeitariam sua palavra e com o mesmo ódio que o perseguiram e mataram seus discípulos também seriam perseguidos e mortos por obedecerem a sua palavra.
Quando ele diz "eu venci o mundo", naturalmente ele não estava falando de desemprego pois a bíblia não cita que Jesus foi desempregado, não falava de problemas familiares, pois não é citado nos evangelhos que ele tinha esses problemas comuns.
Vejamos o que pode ser o mundo:
Em grego a palavra mundo pode se referir ao mundo cosmos (planeta, terra em geral) ou ao "sistema desse mundo" como por exemplo em Romanos 12. 2:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Nesse caso, não pode ser mundo cosmos, porque é impossível sermos inconformados com o planeta, mas Paulo nos orienta a não nos conformarmos com o sistema do mundo, ou seja com o estilo de vida pecaminoso que o mundo prega.
Em 1 João 2.15 ao 17, o mesmo escritor do Evangelho de João nos afirma:
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17
Logo, novamente mundo está se referindo ao sistema que rege as pessoas do mundo (cosmos), ou seja o pecado. Assim sendo, o "mundo" que Jesus venceu foi o pecado por meio de sua santidade. E nós seremos afligidos porque na nossa luta contra o pecado enfrentaremos o sistema pecaminoso do mundo, andaremos na contramão do que tem sido pregado.
E isso nos afligirá porque sofreremos perseguições por causa disso. De outra forma, sofreremos porque cairemos em tentação em algum momento, mas nesse momento de remorso e culpa teremos paz, porque ele venceu o pecado por nós e poderemos então nos arrepender e fugir do pecado tendo paz com DEUS devido a obediência de Cristo.
Jesus não pregou prosperidade nem muito menos uma vida isenta de dificuldades aqui. Muita gente usa esse texto para falar que devemos vencer problemas comuns a todos aqui. Não é verdade, Jesus veio resolver nosso problema com o pecado e com Deus. Veio tirar essa separação que existe entre o homem e Deus (Is 59.1,2).
Após resolver o problema do pecado continuaremos sofrendo aqui, assim como Jó sofreu entre outros tantos aparentemente sem motivo. Poderemos sofrer ao sermos perseguidos pela causa de Cristo e isso deve nos alegrar como diz Pedro (1 pedro 3.16).
Mas a esperança que Cristo nos dá é que haverá um dia que todo sofrimento cessará e estaremos com ELE num mundo novo e perfeito cheio de felicidade (João 14,1).
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21:3-5
Mas isso só para quem confia na vitória de Cristo sobre o pecado e tenta vencer confiando nele.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Apocalipse 21:7
Persevere nessa caminhada. Em Cristo somos mais que vencedores sobre o pecado!