Pare e reflita: O que realmente é importante para você? Nós jovens fazemos o nosso tempo da maneira que nos convém e às vezes gastamos todo ele com coisas fúteis. Nós priorizamos a opinião de colegas, em vez de priorizar a dos nos nossos pais, preferimos assistir TV à estudar, ficar na internet à orar, etc. Mas o que será que é realmente importante? Leia este artigo e medite sobre ele. Deus te abra os olhos para você aprender valorizar o que realmente importa.
Certo jovem, muito rico, chegou até Jesus e perguntou: "Senhor, o que vou fazer para herdar a vida eterna (salvação)? " (Marcos 10:19)
Imediatamente Jesus respondeu: "Você conhece as regras: Não deve cometer adultério (desejar a esposa ou namorada do outro), matar, furtar (roubar), dizer falso testemunho (mentir), nem defraudar alguém (enganar), mas deve honrar a teu pai e a tua mãe..."
Mas o jovem cheio de orgulho disse: "Eu faço isso há muito tempo."
Jesus então respondeu: "Ah, então só falta uma coisa: Vende todos os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e me segue."
O jovem sem resposta, retirou-se triste sem ao menos responder Jesus. E aí? Você talvez como esse jovem, tenha pensado que conhecer a bíblia e obedecer toda ela da parte externa seja o mais importante! E não é?
Claro que NÃO! Obedecer sim é importante e até bem melhor do que sacrificar, mas se você não se desprender das coisas terrenas inutilmente obedecerá e se tornará apenas um sacrificador de seu tempo então. Não basta obedecer por interesse, o ideal é obedecer por submissão. O jovem rico não deixou de herdar o reino dos céus por desobediência mas sim por inversão de prioridades.
É que externamente ele cumpria sim todos os mandamentos, mas o seu maior tesouro não era a salvação! Eram as suas riquezas, por isso Jesus afirmou aos seus discípulos que dificilmente um rico poderia se converter de verdade, não que isso fosse impossível, porque Zaqueu se converteu (Lucas 19). Mas Jesus quis dizer que dificilmente alguém que está preso às riquezas (ou a qualquer outra coisa) poderá ser salvo.
Jesus disse que para segui-lo seria necessário RENÚNCIA. Isso quer dizer abrir mão de uma coisa para conseguir outra. O jovem não precisaria vender suas propriedades, ele precisava apenas se desprender delas, não dar tanta importância. O que é mais importante pra você? Sua salvação ou sua busca constante por crescimento profissional? De que você precisa se desapegar ou mesmo abrir mão, para receber realmente o amor de Deus em sua vida?
Com aquela atitude, o jovem só provou pra Jesus que não estava pronto nem disposto a seguí-lo. Afinal, sua riqueza visível e palpável era mais importante do que o que Jesus tinha para oferecer em seu reino invisível e intangível. E você? Jesus disse:
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Mateus 10:37-39
E então? Será que você não tem priorizado demais, o celular, a internet, e outros bens palpáveis não? Se Jesus pedisse pra você deixá-los por um instante e se dedicar a seguí-lo você deixaria? Está preparado para dedicar-se mais à vontade de Deus? Acompanhe o próximo artigo. Deus abençoe.