Sempre que o cristão encontra uma doutrina que não foi ensinada por alguém de qualquer ramo da igreja de Cristo durante os dezoito séculos passados, ele deveria ter muita suspeita de tal ensino. Esse fato em e por si mesmo não prova que o novo ensino é falso. Mas, deveria definitivamente levantar suspeitas, pois se algo é ensinado na Escritura, não é absurdo esperar que ao menos uns poucos teólogos e exegetas tenham descoberto isso antes.
O ensino de um arrebatamento secreto pré-tribulacional é uma doutrina que nunca existiu antes de 1830. O arrebatamento pré-tribulacional veio à existência mediante uma exegese cuidadosa da Escritura? Não! A primeira pessoa a ensinar a doutrina foi uma jovem chamada Margaret Macdonald. Margaret não era teóloga nem expositora bíblica, mas uma profetiza da seita Irvingita (a Igreja Católica Apostólica). O jornalista cristão Dave MacPherson escreveu um livro sobre o assunto da origem do arrebatamento secreto.
Ele escreve: “Temos visto que uma jovem escocesa chamada Margaret Macdonald teve uma revelação particular em Port Glasgow, Escócia, no começo de 1830, de que um grupo seleto de cristãos seria capturado para encontrar Cristo nos ares, antes dos dias do Anticristo. Uma testemunha ocular, Robert Norton M.D., preservou o relato escrito a mão por ela da sua revelação de um arrebatamento pré-tribulacional em dois de seus livros, e disse que foi a primeira vez que alguém dividiu a segunda vinda em duas partes ou estágios distintos. Seus escritos, juntamente com muitas outras literaturas da Igreja Católica Apostólica, ficaram escondidos por muitas décadas do pensamento evangélico dominante, e apenas recentemente reapareceram.
As visões de Margaret eram bem conhecidas por aqueles que visitavam sua casa, entre eles John Darby dos Irmãos. Dentro de poucos meses sua concepção profética distintiva foi refletida na edição de setembro de 1830 do The Morning Watc e na primeira assembléia dos Irmãos em Plymouth, Inglaterra. Irvingitas são os seguidores do famoso pregador de Londres, Edward Irving. A nova denominação Igreja Católica Apostólica não foi fundada por Edward Irving (1792-1834), mas certamente recebeu sua influência.
Discípulos da interpretação pré-tribulacionista freqüentemente a chamavam de uma nova doutrina”. John Nelson Darby (1800-1882), que foi o líder do movimento Irmãos e “pai do Dispensacionalismo moderno”, tomou o novo ensino de Margaret Macdonald sobre o arrebatamento, fez algumas mudanças (ela ensinava um arrebatamento parcial de crentes, enquanto ele ensinava que todos os crentes seriam arrebatados) e incorporou-o em seu entendimento dispensacionalista da Escritura e profecia. Darby gastaria o resto de sua vida falando, escrevendo e viajando para espalhar a nova teoria do arrebatamento.
Os Irmãos de Plymouth admitiam abertamente e até mesmo se orgulhavam do fato que entre os seus ensinos estavam alguns totalmente novos, que nunca tinham sido ensinados pelos pais da igreja, escolásticos medievais, reformadores protestantes e muitos outros comentaristas. O maior responsável pela ampla aceitação do pré-tribulacionismo e dispensacionalismo entre os evangélicos foi Cyrus Ingerson Scofield (1843- 1921). C. I. Scofield publicou sua Bíblia de Referência Scofield em 1909.
Essa Bíblia, que expunha as doutrinas de Darby em suas notas, se tornou muito popular em círculos fundamentalistas. Na mente de muitos – professores da Bíblia, pastores fundamentalistas e multidões de cristãos professos – as notas de Scofield eram praticamente igualadas à própria palavra de Deus. Se uma pessoa não aderia ao esquema dispensacionalista e pré-tribulacional, ele ou ela seria quase que automaticamente rotulado de modernista. Hoje existe uma abundância de livros advogando a teoria do arrebatamento pré-tribulacional e o entendimento dispensacionalista dos fins dos tempos.
Fonte:https://www.monergismo.com/textos/dispensacionalismo/origem-arrebatamento-pre_Schwertley.pdf
Como vocês puderam ver no texto acima, a origem do "arrebatamento secreto" não é bíblica. Essa história de 2ª chance, não existe. Mas infelizmente depois que a teoria se propagou, muitos escritores decidiram fazer um filme com isso, dentre eles o Deixados para Trás, A grande Tormenta, O Arrebatamento, etc.
Dado o fato que entre os cristãos professos o arrebatamento pré-tribulacional ainda é freneticamente popular, uma comparação dessa teoria com o ensino bíblico está justificado. Veremos que os argumentos típicos oferecidos em favor dessa teoria estão em conflito com a Bíblia.
1- A divisão da vinda de Cristo em duas fases - Na bíblia a vinda de Jesus é conhecida como "o Dia do SENHOR" (2 Pedro 3.10, Joel 2.31, Ezequiel 30.3; Sofonias 1.14, Amós 5.18, Mateus 24 etc.), em todas essas referências não há nada que fale sobre duas fases da vinda de Cristo.
2- O argumento de que arrebatar é raptar - Por mais que se utilizem do grego para afirmar que arrebatar é raptar, continua sem sentido, pois com certeza seremos tomados deste mundo o que não significa que tenha que ser de forma invisível ou secreta.
3- A ideia da 2ª chance - SE lermos atentamente segunda carta de Pedro, capítulo 3, veremos que ali ele relaciona a segunda vinda de Cristo e a destruição do mundo ao mesmo evento observe:
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
2 Pedro 3:710-13
Perceberam a diferença? Se a vinda de Cristo e o arrebatamento fossem diferentes eventos, por que Pedro diria que devemos apressar a vinda de Jesus porque nesse dia os ímpios serão destruídos e o mundo também? Logo é um mesmo evento.
Veja este texto, mais claro ainda..
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:30,31
Jesus está dizendo que no dia da sua vinda todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele, que aparecerá um sinal no céu. Como vão se lamentar sem vê-lo? Perceberam que após o "sinal" no céu é que ele ajuntará os escolhidos?
Meus queridos, é lamentável sabermos que filmes de ficção e teorias antibíblicas fazem mais sucesso que a palavra de Deus. No entanto é mais lamentável ainda sabermos que tem gente que pensa em segunda chance. O mundo será destruído quando Jesus voltar. Não dará tempo de se arrepender.
Termino essa postagem pedindo a vocês que pesquisem sobre essa teoria. Tenho muito a esclarecer sobre esse tema, mas em breve o farei. Meditem no texto abaixo:
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7
Ele vem com as nuvens, não escondido nelas!