Criar uma Loja Virtual Grátis
Sermão 1 - Lições de Daniel

  

COMO VIVER EM SANTIDADE NUM MUNDO CORROMPIDO

TEXTO BASE: DANIEL 1.1-8, 17, 20.

 1- CONSEQUÊNCIAS DO PECADO – AS TRÊS INVASÕES

a)      TIROU OS TESOUROS DA CASA DO SENHOR – Nosso maior tesouro é a presença de Deus, o tesouro pelo qual um homem vende todas as suas terras para comprar um único terreno. É aquilo que você usa para a glória de Deus (“Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o “Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome.” (Isaías 45.3)”.).

O diabo começa tirando o que você tem de mais precioso: a unção, a santidade, o prazer de servir a Deus. Prazer de servir a Deus - Você começa ter a sensação de que Deus realmente é bom, mas que faltam muitas coisas na sua vida. Você começa a ficar insatisfeito com Deus. O primeiro meio do diabo é fazer as coisas de Deus perderem o sentido, perderem a importância na sua vida. O diabo te dá a sensação de insatisfação.

b)      DEPORTOU OS NOBRESO segundo passo do diabo para fazer a igreja cair é fazer cair a liderança. Ninguém influencia mais as pessoas com o seu comportamento que um líder, ele é a pessoa que todo o povo admira e segue. Uma vez abatido, todos juntamente com ele se abatem. Foi por isso que Neemias não se deixou levar pela conversa do povo.

c)      A ÚLTIMA VEZ FOI A DESTRUIÇÃO TOTAL DO TEMPLO- E isso inclui a todos. Depois que todos os membros da igreja já estão abatidos, desanimados e cansados, escandalizados com tamanha fraqueza da liderança, o diabo consegue dar a cartada final: derrubar a toda igreja de uma só vez. Destrói os seus muros que a defendiam e isso quer dizer a queda do revestimento espiritual, a perda da autoridade de Deus e da unção sobre a sua vida.

E leva os utensílios da casa do Senhor embora o que significa que muitas pessoas com dons maravilhosos serão espalhadas pelo mundo onde usarão esses mesmos dons para adorar a outros deuses, demonstrando assim a sua depressão moral e espiritual.

2- COMO ISSO ATINGE OS JOVENS E OS FIÉIS REMANESCENTES (QUE SOBRARAM)

a)       Aproveitar-se de um momento de fraqueza uma visão de oportunidade num momento de escassez – Nos tempos de Daniel, a cidade de Judá se encontrava numa total decadência moral, econômica e espiritual. O povo havia se corrompido em pecado (moral), Deus havia os castigado por esses pecados (espiritual) e ela havia sido conquistada e escravizada pelo rei da Babilônia (econômica e social).

Jesus foi tentado num momento de fraqueza (deserto). Momento de fraqueza significa ausência de Deus, triunfo da vontade da carne. As ofertas nunca vêm num momento em que você não tem falta delas, elas vêm num momento de ausência. É como vender comida pra que tá com fome. Nunca vá ao supermercado fazer compras com fome.

Pra quem não sabe aonde ir qualquer lugar serve. Uma vez que já está todo mundo em pecado, ir à igreja parece não ter o menor sentido. Os fiéis são tentados a se desviar com a míope visão de que sua espiritualidade supera a da igreja em que estão congregados.  

Para os jovens a visão é de plena insatisfação, ir à igreja parece não ter sentido porque o que os mantinha firmes era a presença do Espírito Santo, e se ele estiver ausente, a vontade da carne oferece prazeres que podem “satisfazer” o vazio que eles pretendem preencher.

b)      Aculturamento – Tentados ou não a sair, o diabo precisa INTEGRAR. Quando se troca de emprego, a empresa nova oferece um treinamento de Integração, integrar significa juntar, unir. E para se unir você precisa conhecer a cultura, as regras.

Para Daniel e seus amigos, o rei estabeleceu primeiro um concurso, destacando seus talentos, (o que o diabo sempre faz para atrair), isto é, destacando neles qualidades que não eram percebidas com tanta ênfase pelo grupo.  Feito isso, o segundo passo é ditar as regras, lembra-se do diálogo de satanás com Jesus? “Tudo isso te darei, SE PROSTRADO ME ADORARES”.

Ele ofertou tudo, mas impôs sua condição. É aí que mora o perigo. Na nossa vida a condição nós só percebemos depois de assinar o contrato. Quantas vezes pessoas empolgadas com propostas tentadoras assinam e depois que leem se arrependem? Com o diabo também é desse jeito. E a regra dele é “matar, roubar e destruir” (João 10.10), mas como ninguém tem pressa ele prefere matar aos poucos. Primeiro ele te ilude e te seduz.

Depois ele te faz querer mais e mais prazer, a ponto de você não controlar as suas vontades e quando você já está no limite, ele te faz perder o sentido de viver e te destrói. Só uma observação: Cuidado com a ideia de "não ser reconhecido pela igreja". Não fazemos parte da igreja para sermos reconhecidos, fazemos parte dela porque reconhecemos o sacrifício de Cristo na cruz.

3 - Como sair de Um beco sem saída – Sabemos que sim, o diabo tem várias estratégias, mas Deus que está além de tudo e de todos, está também além do tempo.  E é isso que veremos agora.

 

O plano do diabo era esse, escolher Daniel num momento de crise para ajudar ao rei, mas ao mesmo tempo seduzi-lo e prendê-lo em seus manjares, fazendo-o esquecer de Deus e de quem ele era. Porém, a arma principal de Daniel estava centrada em basicamente três coisas: Temor, Oração e Decisão.

Temor- apesar de estar vivendo um momento de crise, Daniel tinha temor a Deus, e isso quer dizer obediência, respeito, ele não desagradaria a Deus nem por um momento mesmo que isso lhe custasse a vida. Aliás esse foi o motivo que o manteve de pé, ele não se importava com quantos estavam caindo, pecando e se desviando, ele temia a Deus e não queria sofrer as consequências do pecado como os outros sofriam.

Oração- Outra arma muito poderosa de Daniel era a oração. Ele orava tanto e conversava tanto com Deus que não tinha tempo para ouvir o que seus amigos ímpios lhe diziam. A oração torna estreito nosso relacionamento com Deus, Daniel era direcionado por ele, porque contava tudo pra ele, tinha contato direto e não precisava de intermediários.

Em momentos de crise, de vitórias ou mesmo de tentação, a oração torna-se nossa maior guerra, pois por meio dela pedimos a orientação de Deus para que não venhamos a cair, nem mesmo desanimar. Foi por meio da oração que Daniel encontrou forças para vencer aquele momento e ainda assim motivar seus outros três amigos cristãos a não perderem o alvo.

Decisão – Esse talvez seja o quesito mais difícil tanto na vida de um cristão maduro quanto na de um jovem. A bíblia diz que Daniel decidiu no seu coração não se contaminar com as iguarias (comidas) do rei. Todo momento de vitória ou de fracasso, passa pelo vale da decisão! Você precisa decidir de que lado vai ficar, se vai se esforçar ou não, mas lembre-se TODA DECISÃO TEM UM PREÇO.

Tanto o caminho mais longo como o atalho tem um preço a pagar, talvez fazer o certo dê um desgaste maior, mas conserve a sua integridade, a sua honestidade, o seu caráter. Talvez o caminho mais curto, chegue mais rápido, mas te reserva decepções futuras. O Fato é: A ESCOLHA É SUA. Daniel optou por não se contaminar, mas como temia a Deus,

O Senhor foi fiel a ele e lhe reservou um lugar de destaque diante do rei. Além de fazer sua escolha valer a pena, ele ganhou também um dom que ninguém tinha e que posteriormente livraria todos os sábios de serem mortos. Fez dele um herói. E usou o desafio da cova dos leões para se exaltar sobre a vida dele, através de Daniel não só os reis como todo o povo da Babilônia reconheceram e passaram a adorar somente a Deus.

É isso que Deus quer fazer de você, sabe esse (a) namorado (a) não cristão que você quer? Esqueça ele, se ele (a) quiser só aproveitar de você pra depois te fazer perder a virgindade e cair fora. Decida temer a Deus. Sabe essas roupas indecentes que você usa pra chamar a atenção? Elas te fazem perder a moral. Se vista decentemente.

Sabe esses palavreados que você anda utilizando? Não tem a ver com seu caráter. Deus te fez pra ser sal e luz do mundo. Deixe essa vida de pecado. Decida temer a Deus e não mais cair em tentação. No fim toda essa renúncia, esse desapego às coisas do mundo, vão valer a pena. Deus tem o melhor pra você!