4- O mito do Espírito Santo - Sei que esse título pode ter assutado um pouco você pela ambiguidade de sentido. O mito do Espírito Santo não é no sentido de dizer que ele não exista, mas no erro da função dele e de sua identidade a que alguns se referem. Vejamos o que diz as sagradas escrituras sobre ele:
Identidade: Consolador ou Ajudador - (Depende da tradução bíblica, mas as duas características se encaixam em sua personalidade).
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26
Aqui neste texto, Jesus atribui uma função muito importante ao Espírito, ele é aquele que ensina e faz lembrar as palavras de Jesus. Perceba que o Espírito ensinará os discípulos. Mas ensinar o que? A palavra de Deus. Logo cai a mentira de que se você estudar muito a bíblia não terá o Espírito, pois o próprio Espírito tem a função de te ensinar a palavra de Deus.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13
Ao nos ensinar a verdade, Cristo, a palavra de Deus, o Espírito Santo nos impedirá de cairmos em erros. Uma outra forma que ele nos ajuda é intercedendo por nós:
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26
Agente capacitador - O Espírito nos daria capacidade de sermos "testemunhas" no grego mártires, aquele que morre por Cristo, que mata sua natureza pecaminosa todos os dias:
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8
Com relação à capacitação a bíblia também afirma que o Espírito nos concede dons, para a edificação da igreja segundo a sua própria vontade:
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. 1 Coríntios 14:12
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7,11
Agente transformador - O Espírito Santo transforma, ou renova a nossa maneira de pensar
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18
Em todos os textos citados, quais deles afirmam que o Espírito concede a "unção do riso"? Em quais textos da descida do Espírito Santo mostram pessoas gritando, chorando, descontroladas emocionalmente? Nenhum texto das escrituras afirma que as pessoas entraram em transe ou ficaram em êxtase diante do poder do Espírito Santo. O que dizer então de cultos irracionais onde o que se houve é apenas barulho, e após todos os acontecimentos as pessoas saem da igreja maldizentes e vazias?
Atos 2, um texto muito utilizado sobre a descida do Espírito Santo, é citado por certos teólogos como a justificativa para tanta bagunça e excitação durante os cultos. Leia bem o texto. Eles recebem o dom de línguas, não há nenhuma menção a gritos, falarem todos ao mesmo tempo, choros, pessoas caindo, não nada disso. A única coisa que Lucas faz questão de ressaltar é que os estrangeiros entendiam a pregação em suas próprias línguas.
Como cada um entenderia em sua própria língua, se cada discípulo falava uma língua, e todos falavam ao mesmo tempo? Perceba duas coisas 1) Eles provavelmente não falavam ao mesmo tempo, pois o próprio Paulo afirma aos coríntios que falar ao mesmo tempo em línguas faria com que os incrédulos pensassem que estavam doidos (acredite Paulo falou isso! -! Coríntios 14.23) e 2) Eles não estavam em excitação, mas apenas pregavam em outro idioma.
O que isso causou no povo? Espanto e admiração, tanta admiração que numa noite houveram 3ooo conversos. Quantas pessoas se convertem hoje num culto de gritaria? Estou falando de conversão genuína e transformadora e não de aumento de membros ou frequentadores de igreja.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Efésios 4:31
O texto acima não recomenda que nós utilizemos de gritaria.
A evidência do Espírito...
Outro mito sobre o Espírito Santo é que a "evidência" que você o recebeu é o dom de línguas. Em primeiro lugar acredito que se você já leu tudo o que escrevi acima vai saber contestar essa tese sozinho (a). Em todo caso vamos lá.
O dom de línguas é um DOM. Que como citei em textos acima tem o propósito de edificar a igreja e Deus dá pra quem ele QUER, conforme a NECESSIDADE da igreja (1 Coríntios 12.7,11).
Sendo assim, se você não fala em línguas pense: 1) Será que Deus quer te dar esse dom? 2) Será que na sua igreja ele seria útil?
Se falar em línguas é evidência do Espírito como os profetas do velho testamento tinham o Espírito e não falavam? Engana-se quem pensa que o Espírito Santo só atuou no NT. Ele atuava em toda história. Outra questão, se dons espirituais são evidências do Espírito, como Corinto tinha todos os dons (1 Co 1.7) e ao mesmo tempo era uma igreja adúltera, idólatra, dividida, contenciosa e carnal? Leia toda a carta de Coríntios e tente entender.
Qual então é a evidência do Espírito de Deus em nossas vidas? É simples, se você leu todo esse texto, já deu para entender, mas se não aqui vai a prova:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito Gálatas 5:22-25
Se você pratica todas essas coisas acima, você é cheio do Espírito, ou melhor, controlado pelo Espírito. É por isso que Jesus tem dito em Mateus 7, que pelo fruto se conhece a árvore e o falso profeta. Engana-se quem pensa que apenas quem prega doutrinas erradas é que é falso profeta. Quem não vive a doutrina principal que é a salvação e a transformação, pode ter dons, cargos na igreja, status o que for, diante de Deus não é espiritual.
Deus tem nojo desses. Podem perder a salvação se não se arrependerem. A pior doutrina que podemos pregar errada é a da falsa conversão, fazer tudo como manda o figurino, mas está cheio de pecados ocultos no coração. Reveja sua espiritualidade, se baseie naquilo que Deus diz que é certo e não no que você ou a igreja que você frequenta acha.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23
DEUS TE ABENÇOE!