Muitas pessoas querem levar a palavra de Deus ás outra, mas não tem muito bom senso na hora de argumentar... Então, abaixo estão algumas dicas do que não fazer ao 'pregar' para alguém:
1- DISCRIMINAR RELIGIÃO - Somos evangélicos? Sim, pelo senso do IBGE, mas é necessário ressaltar que Jesus não tinha uma religião. A pior maneira que um cristão pode pregar é usando críticas a outra religião, isso demonstrará que ele "acha que somente ele está correto", não respeita a escolha dos outros e principalmente não tem caráter cristão, é apenas um fariseu que se importa com aparências. Uma coisa é discordar, outra desrespeitar. Jesus não criticava as pessoas, não as julgava, e é por isso que ele era seguido por todos, porque ele era dócil, amável. As pessoas sentiam prazer em estar perto de Jesus. Já os fariseus que se achavam os donos do pedaço e discriminavam os outros, esses sim, eram duramente repreendidos e exortados por Jesus.
2- CRITICAR A PESSOA - Citar o que a pessoa faz de errado de maneira ofensiva e condenatória usando frases do tipo "se você não se converter irá para o inferno" ou... "hoje pode ser sua última chance". Por mais erros que a pessoa cometa, o foco está em Cristo e não nela. use a bíblia para falar contra a prática do pecado, mas faça isso com amor. lembre-se de Jesus com a mulher samaritana ele condenou a prática dela e a advertiu. Mas não a condenou e também não fez críticas a pessoa dela para se sentir melhor. Não sabemos quantas chances a pessoa terá, mas não quer dizer que possamos fazer medo nelas focando a hipótese de que ela pode morrer, Jesus cativa as pessoas pelo amor e não pelo medo.
3- FALAR DEMAIS - As vezes meus caros amigos é melhor ficar calado. Principalmente quando o seu comportamento e caráter não condiz com o que você faz. Não pregue sobre Deus o dia inteiro, não que seja errado, mas para pessoas descrentes pode se tornar cansativo. Ficar o tempo todo falando não é garantia de que o ouvinte está realmente escutando com atenção. O ideal é você pedir a Deus que crie situações para que você fale a palavra certa na hora certa. A situação ideal é sempre importante. Mas cuidado, tenha sabedoria ao falar, siga os dois passos anteriores.
4- NÃO DAR EXEMPLO - Existem pessoas que querem pregar pros outros, mas a sua vida mesmo mostra que estão afastados do que pregam. Fomos chamados para sermos luz e muitas vezes o que os não cristãos mais se deparam é com trevas mais tenebrosas do que eles. Achamos que por alguém não frequentar uma denominação e não ter título de religioso ele está mais afastado de Deus do que nós. NA verdade isso é um mito que deve ser quebrado, tem muito não religioso que é mais cristão em seu comportamento do que os que se dizem "crentes". Não há nada que desvalorize mais a pregação do evangelho do que o comportamento de quem prega.